image1 image2 image3

MÍDIAS SOCIAIS |ELI ANTONELLI JORNALISMO|MARKETING DIGITAL|COMUNICAÇÃO E MARKETING |ASSESSORIA DE IMPRENSA |ORGANIZAÇÃO DE CURSOS E EVENTOS | EDIÇÃO DE LIVROS

Conheça nossos serviços: Comunicação, Marketing e Publicidade

Conheça nossos serviços: Comunicação, Marketing e Publicidade

Divulgue a sua marca BRASIL/ NORUEGA

Divulgue a sua marca BRASIL/ NORUEGA
Assessoria de Imprensa - Profissionais e empresas Brasil Noruega

OS DESAFIOS DA GESTÃO DE FUNCIONÁRIOS EM CONDOMÍNIOS

texto: Eli Antonelli
Não basta o síndico apenas terceirizar a gestão de pessoal
 é preciso participar ativamente



O maior custo dos condomínios são os funcionários e o maior desafio para o síndico é a gestão desses colaboradores. Uma gestão eficiente dos funcionários é um passo imenso rumo a um trabalho qualificado como síndico. Muitos se questionam qual é a melhor opção : funcionário próprio ou uma empresa terceirizada?


A contratação da empresa de portaria/limpeza ainda divide muitas opiniões. Afinal, é melhor deixar a gestão na mão de uma empresa ou assumir este trabalho ?
Se você resolveu contratar uma empresa terceirizada você sabe exatamente quais são os documentos que precisa acompanhar? E como cuidar desses funcionários?

Afinal de contas um preço muito baixo pode sim representar a falta de recolhimento de encargos trabalhistas?. E isso é um grande risco para a gestão de processos trabalhistas no condomínio. Isso mesmo "gestão de processos trabalhistas". Seu condomínio pode seguir todas as regras previstas na legislação, mas não esta isento de ter ações trabalhistas. E você  tem que estar atento para poder acompanhar as ações minimizando riscos de pagamento de indenizações.

A Motivação dos Funcionários

A Gestora de Condomínios Carla Valeria C. Bongiovani da VILLA GESTÃO DE CONDOMÍNIOS traz outro tema para este debate " a importância da motivação dos funcionários". Muitas vezes não é possível ter uma política de salários em progressão, ou seja, em muitos condomínios o aumento do salário não é possível. E o síndico se questiona como motivar seus funcionários num cenário que não é possível dar aumento salarial.

A gestora afirma que um ambiente agradável  com boas condições de trabalho,  treinamento e reciclagem para qualificar o colaborador, mostrando assim que o condomínio  investe no seu funcionário pode ajudar neste processo . "Praticar bom relacionamento interpessoal, ou seja respeitar e tratar bem. Praticar em pequenos detalhes como uma lembrança no dia de seu aniversário e em datas comemorativas, faz também  com que ele se sinta valorizado. Para reter talentos penso ser importante, um plano de promoção para  colaborador com potencial para que esse se sinta reconhecido pelo seu diferencial", conta.

Para Carla um funcionário satisfeito exerce suas tarefas com muito mais dedicação e veste a camisa da empresa Condomínio.

Além disso é preciso ficar atendo a outros detalhes:



Contrato da empresa terceirizada -
Fique atento ao contrato com a empresa que você esta contratado ou que já está presente no condomínio que você irá assumir. Precisa haver cláusulas que obriguem a entrega periódicas das Guias de Recolhimento do FGTS (GFIP) e da Guia de Recolhimento da Previdência Social (GPS). Além disso é importante ficar atento aos documentos básicos tais como:
Certidão Negativa de Débitos Municipais, Estaduais e Federal da empresa e dos sócios, Balanço Patrimonial e Imposto de Renda (liquidez), Cópia da Inscrição no Cadastro Nacional da Pessoal Jurídica (CNPJ) e Contrato Social.

Gestão de Pessoas
Além disso, você deve se assegurar de outras formas. A documentação tem que estar em dia e correta. Mas, é preciso você ter noções de gestão de pessoas. Afinal, como esses funcionários vem sendo treinados em suas funções, como seus direitos trabalhistas vem sendo respeitos ou não.
Quais são as formas de reter talentos sem colocar em risco com remunerações diferenciadas?

Para Aristóteles de Mello motivar funcionários é o síndico saber elogiar as ações e atividades muito bem feitas do funcionário. Dar a atenção ao funcionário e sempre pagar em dia. Aristóteles é funcionário de prédio e já fez também o curso de formação como síndico. Tem mais de 15 anos na área de condomínios.

Rosângela da Silva saiu de um condomínio há poucas semanas. Ela é auxiliar de serviços gerais. Para ela é preciso que o funcionário tenha boas condições de trabalho. " O síndico pode exigir qualidade e deve exigir, mas ele tem que dar condições para isso", diz.


Você, síndico é um gestor, é um líder na empresa chamada condomínio. Não adianta contratar uma empresa terceirizada e achar que todos as questões com os funcionários é exclusivamente com a empresa. Eles vão atuar como operacionais e você tem que estar atento a gestão de seus funcionários.

Entre em contato com a VILLA GESTÃO DE CONDOMÍNIOS 
e venha conversar sobre seus desafios com a gestão de funcionários. A VILLA GESTÃO DE CONDOMÍNIOS conta com equipe altamente treinada em recursos humanos e gestão qualificada de pessoas.  A empresa atende Vila Velha, Vitória e região. Escreva para comercial@villa-es.com.bragende uma visita no telefone 27 3063-7788

NOTA DE DESTAQUE
VITÓRIA RECEBE O XII CAFÉ COM SÍNDICOS - CLUBE SÍNDICOS DO  BRASIL /BRBRASIS COM APOIO DA VILLA GESTÃO DE CONDOMÍNIOS
No dia 01/07 ocorre em Vitória o CAFÉ COM SÍNDICOS BRBRASIS com parceira da VILLA GESTÃO DE CONDOMÍNIOS. Você não pode perder. Serão 3 palestras com foco em apoio aos síndicos de Vitória, Vila Velha e Região. Os principais temas são: NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, ESTRATÉGIAS AVANÇADAS DE REDUÇÃO DE CUSTOS E GESTÃO DE FUNCIONÁRIOS DE CONDOMÍNIOS.
Garanta sua vaga gratuita escreva para comunicaobrbrasis@gmail.com. 

Compartilhe aqui:

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário